2019: o ano da gastronomia na Provence

2019: o ano da gastronomia na Provence

18/03/2019 0 Por Julia Dantas
Compartilhe:

Os turistas têm mais um motivo para incluir a Provence, no sul da França, em seu próximo roteiro de viagem. Isto porque 2019 é o ano da gastronomia na Provence! Junto com o clima quente e o estilo de vida, a gastronomia é um dos principais atrativos da região.

A culinária provençal será celebrada em vários eventos na região entre março e dezembro deste ano. As celebrações fazem parte do Marseille Provence Gastronomie 2019 – “Um ano gastronômico na Provence”, iniciativa do departamento de Bouches-du-Rhône (a.k.a. Bocas-do-Ródano).

O que vai ter no MPG 2019?

A presidente do Conselho de Área do departamento, Martine Vassal, explica. “MPG2019 é uma megacelebração do estilo de vida da Provence – um ano inteiro de festividades, encontros com chefs, feiras gourmet, piqueniques com vista, exposições, festivais e jardins urbanos… Em suma, uma viagem gastronômica imperdível pela bela área do Bouches-du-Rhône”.

Para os que desejam fazer turismo na Provence em 2019, isso significa muito mais oportunidades para experimentar as delícias da região! Vai ser quase impossível passar por aqui e não esbarrar com alguma programação do MPG2019. Para acompanhar os eventos, acesse o site oficial e dê um follow na sua rede social favorita.

Comer em Marselha - moules frites
(Foto: JP. Garabedian/Divulgação)

O que é a gastronomia provençal?

A cozinha provençal combina com o clima ensolarado da região: é festiva, leve, feita para se comer em terraços ao ar livre. Alguns pratos são clássicos, como a bouilabaisse (espécie de ensopado de peixes) e o aioli, todos feitos a partir da mescla variada de sabores e aromas da região.

Como não poderia deixar de ser, a culinária provençal é muito próxima da mediterrânea – baseada no trigo, azeitona e na uva, que são as matérias-primas do pão, do azeite e do vinho. Porém, ela está em constante transformação e também tem influência da culinária árabe, armênia, italiana, grega e africana, entre outras.

Em 21 de março, um gostinho da Provence no Brasil

Os brasileiros terão a oportunidade de sentir um gostinho da culinária provençal antes mesmo de embarcar para a França. As celebrações do MPG2019 serão realizadas também no Brasil no dia 21 de março, início da primavera na Europa e data oficial de lançamento do evento.

Nesta data, uma seleção de restaurantes da região sudeste irá servir pratos típicos da culinária francesa ou provençal. Confira aqui a lista de participantes!