Como entrar no Festival de Cannes?

Como entrar no Festival de Cannes?

25/05/2019 0 Por Julia Dantas
Compartilhe:

Poucos eventos são tão midiáticos como o Festival de Cannes. Durante 15 dias no mês de maio, o festival vira um dos assuntos principais entre cinéfilos, amantes de moda e da cultura pop. Seja por trabalho, pelo amor à sétima arte ou somente “pra ver gente”, milhares de visitantes aproveitam o clima de festa para conhecer esta cidade da Riviera Francesa. Se você vai ter oportunidade de estar em Cannes durante o evento, com certeza já se perguntou: como entrar no Festival de Cannes? 

Por mais que pareça impossível, eu te garanto que, com vontade e programação, você consegue voltar de Cannes com pelo menos um filme na conta. Afinal, além da mostra competitiva no Palais du Festival, existem inúmeras exibições ocorrendo por toda a cidade. Por isso, se você quer aumentar as suas chances de entrar em uma sessão do festival, aqui vai uma lista de tudo o que eu li, vivi e presenciei flanando pela Croisette.

Onde acontece o Festival em Cannes 

Se você quer saber como entrar no Festival de Cannes, precisa primeiro se localizar em relação ao evento. O Palais du Festival fica na Boulevard de la Croisette, avenida à beira-mar que fica a 5 minutos andando da estação de trem. Chegar nele é muito fácil. É só seguir o fluxo em direção à praia e voilà! Não tem como não enxergar.

Ao chegar em frente ao palácio, que ocupa um quarteirão inteiro, você verá dois tapetes vermelhos. O maior, à esquerda, leva à sala do Grand Théatre Lumière, com 2309 lugares. É lá que ocorrem as sessões de gala dos filmes da seleção oficial que competem à Palma de Ouro, com a presença do elenco, diretores e outros famosos convidados.

Como entrar no Festival de Cannes
Tapete vermelho da sala Debussy.

Já o tapete vermelho à direita leva à sala Debussy, onde realizam-se as premières da mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard), com filmes de novos cineastas e com uma linguagem de vanguarda. Quem ganha Um Certo Olhar recebe um prêmio em dinheiro e a oportunidade de ser distribuído em cinemas franceses – caso do brasileiro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, vencedor em 2019! \o/

Apesar de o coração do festival ser o Palácio (lá dentro existem mais salas além da Lumière e Debussy!), o cinema toma conta de toda a cidade e outras mostras paralelas ocorrem em salas espalhadas por Cannes. Essas são essas as melhores oportunidades para quem não está credenciado e deseja assistir a um filme durante o festival.

A mostra Quinzena dos Diretores (Quinzaine des Réalisateurs), por exemplo, proporciona bate-papos abertos com os diretores ao fim de cada exibição. As mostras paralelas dão algumas oportunidades para o público geral (conto abaixo), mas pode ser que você consiga entrar no Palais du Festival. Continue lendo para saber suas chances!

Formas de entrar no Palais du Festival

Se você quer ir para Cannes para assistir a algum filme no Palais, saiba que as sessões não são abertas ao público. Existem duas maneiras de você conseguir acesso ao Palais du Festival: sendo credenciado ou com um convite na mão. Saiba qual é a melhor opção para você: 

Para profissionais da indústria cinematográfica, estudantes de cinema ou cinéfilos 

Se você já é envolvido com o universo do cinema profissionalmente ou participa de algum cineclube, tem boas chances de conseguir credenciamento. O Festival oferece várias modalidades de credenciamento e talvez você se encaixe em alguma delas. Veja as orientações dadas pelo Festival para o credenciamento em 2019.

Existem opções para quem trabalha na indústria do cinema, para estudantes de cinema, para imprensa especializada e para cinéfilos real oficial, ou seja, que tenham carteirinha de algum cineclube. Todas essas submissões pedem algum tipo de comprovação.

Em 2019, para o credenciamento de imprensa, era necessário ter ao menos 3 artigos publicados na área e uma carta do editor-chefe em papel timbrado. Cinéfilos precisam de uma carteirinha. As inscrições costumam ir de fevereiro a março de cada ano, então fique bem atento às datas do site.

Para jovens entre 18 a 28 anos (Passe “3 dias em Cannes”)

O Festival de Cannes também oferece um credenciamento geral para jovens entre 18 a 28 anos no programa “3 dias em Cannes”. São cerca de 1700 contemplados para o passe que dá acesso aos três primeiros ou três últimos dias do festival. Assim, eles evitam que as salas fiquem vazias quando grande parte dos profissionais já foi embora.

Para isso, basta o candidato elegível se inscrever com uma carta de motivação e cópia do passaporte. O único porém é que as inscrições são abertas em uma data próxima ao Festival, o que deixa pouco tempo de planejamento da viagem. As inscrições, em 2019, abriram em março.

Para os que só são jovens de espírito e vão “de alegre” até o Palais 

Como entrar no Festival de Cannes

O passo 1 consiste na humilhante tarefa de pedir convites. Aí contam pontos a sua disposição para a mendicância e carisma, além da disponibilidade de tempo. Se a sua meta é o Palais, não tem como entrar no Festival de Cannes sem força de vontade! Considerando as filas que se formam para entrar, convém começar a mendigar convites ao menos duas horas antes do filme.

Mas como pedir convites sem falar francês?

O que vi por lá foi muita gente ficando em pé perto do Palais segurando um papel escrito “Invitations S.V.P.” (em português, “Convites PFVR”). Você também pode escrever somente o nome do filme que te interessa. Caso não seja um filme concorrido, as chances de sucesso são reais devido a uma penalização para quem não utiliza todos os convites. Fiquei observando duas moças por uns 20 minutos e foi o tempo de aparecer uma boa alma…

Porém, não basta ter qualquer convite em mãos. Normalmente, você precisa estar acompanhado de alguém com uma credencial que tope dizer que você está entrando com ele. Isso vale para os convites marrons, que são os mais populares. Já os convites azuis, mais raros, te dão passe livre para a sessão mesmo sem acompanhante.

Além disso, algumas sessões podem ter regras variadas de admissão, então vale sempre se informar com pessoas na fila pra não dar com os burros n’água. E, se tentar sessões a partir das 18h no Grand Théatre Lumière, já vá para a Croisette com o traje de gala (obrigatório). Você vai ver muita gente assim, então nem se preocupe em pagar mico…

Sessões do Festival de Cannes abertas ao público 

Se você não conseguiu se planejar para o credenciamento e não tem muita disposição para pedir convites em frente ao Palais, não desanime! Existem outras oportunidades para você pegar um filminho em Cannes em sessões abertas ao público. Olha só:

Festival de Cannes - Cinema de la Plage

A mais fácil (e romântica): Cinéma de la Plage

Todas as noites, o Festival organiza uma sessão de cinema na praia e aberta ao público! A programação varia entre filmes clássicos e mais recentes. Quando fui, assistimos a O Tigre e o Dragão com a presença de Zhang Ziyi, atriz que participou do filme. Estava uma noite fria em Cannes, mas a organização disponibilizou cobertas, além das espreguiçadeiras para acomodar o público.

Porém, como os filmes começam às 21h30, fica mais difícil caso você tenha que voltar para outra cidade de trem. Como eu queria muito ter essa experiência quando fomos para lá, ficamos em um hotel quase no limite entre Cannes e Mandelieu que era acessível através de uma linha de ônibus noturna. Ficou mais barato que os preços exorbitantes de Cannes e valeu a pena! Cama superconfortável, chuveiro quente e a 500 metros de ponto de ônibus das linhas A e n20. Se te interessou, reserve através DESTE LINK e contribua com o site! 

Festival de Cannes - Cinema de la Plage - cobertor
Com frio e gripada, mas firmes no propósito!

Salas espalhadas pela cidade

Durante o Festival, outros locais da cidade também exibem filmes gratuitos com preferência para quem tem credencial. Porém, nem sempre as sessões lotam, e é aí que você tem a chance de entrar gratuitamente ou a preços módicos. Eu estava meio gripada e indisposta no dia, por isso acabei assistindo apenas o filme no Cinéma de la Plage. Porém, quando pesquisei como entrar no Festival de Cannes, encontrei vários sites gringos indicando as mostras paralelas.

Pesquise pelas programações das mostras Cannes Cinephiles, Quinzaine des Réalisateurs e Semaine de la Critique. Essas são as programações paralelas que permitem o acesso ao público geral. Algumas salas são perto da Croisette, outras são acessíveis de ônibus. Seja qual for sua escolha, lembre-se de chegar com pelo menos uma hora de antecedência. Não desanime com a espera: ficar parado observando o movimento foi o ponto alto do meu dia em Cannes.

+ Leia também: As vantagens de viajar pelo sul da França na primavera

Espero que essas dicas de como entrar no Festival de Cannes te ajudem a aproveitar melhor sua estadia. Se você já foi, conte um pouco de sua experiência nos comentários!