Cours Saleya: o que você vai encontrar na tradicional feirinha de Nice

Cours Saleya: o que você vai encontrar na tradicional feirinha de Nice

26/04/2019 0 Por Julia Dantas
Compartilhe:

Fazer a feira é um dos programas prediletos dos franceses.Por isso, vale a pena se programar para tirar o máximo de proveito das especialidades e perfumes da culinária local. É por isso que, em sua passagem por Nice, indico incluir uma visita ao marché do Cours Saleya logo no primeiro dia de manhã. Neste post compartilho dicas, fotos, a localização e tudo o que você precisa saber sobre o marché mais famoso de Nice!

Como é a feira do Cours Saleya

O marché ocupa toda a extensão do Cours Saleya e tem dois segmentos principais: o mercado de flores e o de frutas, verduras, legumes e alimentos (tecnicamente, são duas feiras diferentes). São quase 300 metros de extensão e muitas barracas que proporcionam um ambiente caloroso e convivial, propício para degustação.

Marché des Fleurs - Cours Saleya, Nice

Ali você vai encontrar moradores de Nice com seus carrinhos escolhendo as colheitas da estação. Aproveite para tirar boas fotos e conhecer um pouco mais sobre os produtos da região. Que tal comprar uma fruta para o lanche da tarde?

Fotos de Tomates no Marché do Cours Saleya

No mercado de flores, vai ser difícil ficar com a câmera guardada. Lá você encontra arranjos e buquês de todos os tipos, com plantas típicas da França e da região mediterrânea. Um mais lindo que o outro!

Mercado de flores do Cours Saleya, Nice, Fraça

Se você busca um petisco para a tarde, algumas barracas vendem doces e biscoitos típicos da região feitos artesanalmente, como navettes e canistrellis de anis. Levei um pacote por $4,80 que foi a nossa salvação entre os passeios de Mônaco. São muitas as opções – peça sugestões para o feirante!

Compras no Cours Saleya

Barraca de lembrancinhas na feira do Cours Saleya, Nice

O marché do Cours Saleya é um excelente local para adiantar as compras de lembrancinhas: além dos produtos alimentícios, você também encontra barracas com souvenirs, ímas de geladeira, cartões postais… e até mesmo uma barraca dedicada aos produtos feitos à base de lavanda.

 Artesanato de cerâmica no Marché do Cours Saleya, Nice, França

Os amantes de artesanato também terão a oportunidade de encontrar belas opções de cerâmica ou escultura em madeira. Guarde espaço na mala! Mas, para mim, a grande estrela da feira é a barraca de azeites e azeitonas. Você será atraído pelo aroma de longe…

Uma boa ideia é comprar um vidro do famoso azeite da região (para servir uma verdadeira salada niçoise aos amigos na volta ao Brasil!) ou então comprar um potinho com as várias opções de tapenade.

Tapenades à venda no Marché do Cours Saleya, em Nice

Deu fome?

No fim do passeio, pausa para um almoço ou petisco por ali mesmo. A opção mais popular é a barraca da Chez Theresa, onde turistas fazem fila para experimentar a socca, espécie de panqueca feita com farinha de grão de bico típica da região. Ali dá pra se alimentar bem com 5 euros.

Já se você prefere comer sentado confortavelmente, a feira é toda circundada por restaurantes com mesas ao ar livre para comer enquanto curte o solzinho do mediterrâneo. O preço do menu com prato + bebida ou prato + sobremesa varia entre 15 e 20 euros. Clique aqui para saber o que comer em Nice!

Catioros também comem!

Onde fica o Cours Saleya?

O marché fica na Vieux Nice, pertinho da Promenade des Anglais, na ponta que leva ao Castelo da Colina. É o coração turístico da cidade. Dependendo de onde você estiver hospedado, pode ir caminhando até lá pela Promenade des Anglais ou pelas ruelas charmosas da Vieux Nice.

Quando ir?

O marché (em português, “mercado” ou “feira”) de frutas, legumes e flores acontece todos os dias das 6h às 13h30 EXCETO às segundas-feiras, quando funciona ali um mercado de pulgas. A venda de flores costuma ir até mais tarde. Vá um pouco antes do almoço – a fome vai realçar os aromas e sabores mediterrâneos. Mais informações no escritório de turismo.