O que e onde comer em Nice, França

O que e onde comer em Nice, França

23/04/2019 2 Por Julia Dantas
Compartilhe:

Assim como Lyon, Nice é uma cidade cuja gastronomia tem marca própria e está entre as mais renomadas da França. Seu ponto forte está no uso de produtos locais e frescos, colhidos de acordo com as estações. Por isso, uma passagem por Nice não é completa sem experimentar a tradicional culinária da cidade. Para facilitar a sua vida, separei algumas dicas de o que e onde comer em Nice, capital da Riviera Francesa!

O que comer em Nice

A culinária niçoise é supersaudável e tira proveito da variedade de legumes e vegetais frescos da região. O destaque está no uso de azeite no lugar da manteiga e a influência da gastronomia da Itália, que está ali do lado (Pizzas! Gelatos!). O azeite da região, aliás, tem um perfume incrível!

Impossível não ser atraído pelo cheiro do azeite nas barracas do Cours Saleya. (Foto: Julia Dantas/Roteiro França)

Alguns dos pratos típicos de Nice são:

  • Salada Niçoise: a receita pode variar, mas vai alface, tomate, azeitona, anchova e bastante azeite.
  • Petits Farcis: legumes frescos recheados, bem temperados e com bastante azeite.
  • Pan bagnat: é a salada niçoise, mas dentro de um pão.
  • Socca: parece uma panqueca com massa feita a partir de farinha de grão de bico. Serve de petisco.
  • Pissaladière: torta (que parece massa de pizza fofinha) com cebola caramelizada, azeitona preta e fatias de anchova.
  • Tapenade: azeitona preta e anchova são os principais ingredientes desta espécie de patê para comer com o petisco que preferir: pão, chips, ou até com folha de alface… (sim, já testemunhei isso!).
  • Daube niçoise: nem só de vegetais se faz a culinária niçoise! Em Nice, você pode provar pratos “carnívoros” em sua versão niçoise, como a daube – prato provençal que parece com a nossa carne de panela, só que banhada no vinho tinto.

Onde comer em Nice

Se você busca a tradicional experiência gastronômica de Nice, fique de olho! Ao escolher um restaurante, busque pelo selo “Cuisine Nissarde”: ele garante a autenticidade das receitas e produtos da região (veja em destaque na foto abaixo). Almoçamos no restaurante A’Buteghinn’a, na Vieux Nice, e achamos o preço justo – tem boas opções em torno de 15 euros. Tudo bem saboroso e cuidadosamente preparado!

Onde comer petit farcis em Nice: procure pelo selo cuisine nissarde, como o restaurante A'Buteghinn'a!
Meu prato de petit farcis niçoises, ou seja, legumes recheados, no resturante A’Buteghinn’a.
(Foto: Julia Dantas/Roteiro França)

Não deixe de degustar o famoso sorvete de Nice! Você vai se surpreender com a apresentação caprichada dos sabores na gelateria Azzurro (sem fotos pra você também ter surpresa, né?). Os cones são feitos artesanalmente e estão disponíveis para quem pega o sorvete de duas ou mais bolas (a partir de $3,60). Fica na Vieux Nice.

Onde tomar sorvete em Nice: a sorveteria Azzurro tem opções para todos os gostos e cone feito artesanalmente
Foto: Julia Dantas/Roteiro França

Se você busca onde comer barato em Nice, aproveite as barracas gourmands da feira de frutas, legumes e flores do Cours Saleya. O marché ocorre nas manhãs de terça a domingo (às segundas-feiras, ali se instala um mercado de pulgas). Lá você poderá experimentar pratos típicos de Nice, como a socca, salada niçoise, pissaladière e pan bagnat. Na barraca da Chez Theresa, é possível sair com uma refeição por menos de 5 euros.

O que e onde comer em Nice: a socca da Chez Tereza, no Cours Saleya, é imperdível
A barraca da Theresa é a favorita dos turistas para degustar a socca ou uma pissaladière, espécie de torta de cebolas caramelizadas com azeitona e anchova. (Foto: Julia Dantas/Roteiro França)

Na Vieux Nice, na Promenade des Anglais e nos arredores da Place Masséna você encontra inúmeros restaurantes para comer confortavelmente em um terraço, curtindo o sol do mediterrâneo. O preço médio por refeição com bebida está entre 18 e 20 euros.

Onde comer em Nice: resturantes com terraços são inúmeros na região da Velha Nice e Promenade des Anglais
Escolha um dos inúmeros restaurantes com terraço para um almoço bem niçoise na Promenade des Anglais. (Foto: Julia Dantas/Roteiro França)

Já se você busca uma experiência gastronômica mais refinada, poderá escolher entre os 11 restaurantes com estrela Michelin presentes na cidade oferece.

Veja também: as vantagens de conhecer o sul da França na primavera!