Em 2019, Vale do Loire lembra 500 anos da morte de Da Vinci

Em 2019, Vale do Loire lembra 500 anos da morte de Da Vinci

27/03/2019 0 Por Julia Dantas
Compartilhe:

Boa notícia para quem pretende viajar para o Vale do Loire este ano! A região promove uma série de eventos ao longo de 2019 com o tema do Renascimento. As festividades fazem parte da programação “Viva Leonardo da Vinci”, que celebra o aniversário de 500 anos da morte do renascentista.

Além da morte de Leonardo da Vinci, o ano de 1519 também marca o início da construção do Castelo de Chambord, patrimônio mundial da UNESCO e símbolo da arquitetura renascentista. Foi também neste ano que nasceu Catarina di Medici, rainha regente da França durante o século XVI e a quem se atribui o refinamento do Castelo de Chenonceau.

Por essas razões, o ano de 2019 marca os 500 anos do Renascimento no Vale do Loire.

Viva Leonardo da Vinci - Vale do Loire

Também conhecido como “Jardim da França”, foi no Vale do Loire que os renascentistas italianos chegaram da Florença entre os séculos XIV e XVI. A simetria, as proporções, o humanismo e o retorno às formas clássicas estão presentes em muitos dos castelos construídos na época e que hoje atraem milhares de turistas para a região.

Por isso, se você se interessa por história, arte e arquitetura, terá muitas oportunidades para aprender ao longo 2019! Exposições, conferências, rotas e até banquetes girarão em torno do Renascimento. Para ficar em dia com a programação, acesse o site oficial das celebrações: “Viva Leonardo da Vinci”.

Leia também: 2019: o ano da gastronomia na Provence!