
Em 2019, Vale do Loire lembra 500 anos da morte de Da Vinci
Boa notícia para quem pretende viajar para o Vale do Loire este ano! A região promove uma série de eventos ao longo de 2019 com o tema do Renascimento. As festividades fazem parte da programação “Viva Leonardo da Vinci”, que celebra o aniversário de 500 anos da morte do renascentista.
Além da morte de Leonardo da Vinci, o ano de 1519 também marca o início da construção do Castelo de Chambord, patrimônio mundial da UNESCO e símbolo da arquitetura renascentista. Foi também neste ano que nasceu Catarina di Medici, rainha regente da França durante o século XVI e a quem se atribui o refinamento do Castelo de Chenonceau.
Por essas razões, o ano de 2019 marca os 500 anos do Renascimento no Vale do Loire.

Também conhecido como “Jardim da França”, foi no Vale do Loire que os renascentistas italianos chegaram da Florença entre os séculos XIV e XVI. A simetria, as proporções, o humanismo e o retorno às formas clássicas estão presentes em muitos dos castelos construídos na época e que hoje atraem milhares de turistas para a região.
Por isso, se você se interessa por história, arte e arquitetura, terá muitas oportunidades para aprender ao longo 2019! Exposições, conferências, rotas e até banquetes girarão em torno do Renascimento. Para ficar em dia com a programação, acesse o site oficial das celebrações: “Viva Leonardo da Vinci”.
Leia também: 2019: o ano da gastronomia na Provence!